quinta-feira, 15 de outubro de 2009

atividade 6

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Entender o que significa fazer uma classificação; perceber que a escolha de critérios para classificar é arbitrária; identificar características comuns entre os animais; agrupar os animais de acordo com as características observadas.

Duração das atividades

Uma hora-aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nomes de animais.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Esta atividade se destina à coleção do maior número possível de animais diferentes. Leve os alunos à sala de informática, distribua uma lista de sites e peça que escolham em cada site três animais diferentes, destacando as principais características de cada um deles. As características levantadas podem ser em relação à aparência (tem asas, escamas, pêlos, espinhos, casca, número de pernas, de antenas, de olhos, entre outros), aos hábitos (noturno, diurno, terrestre, aquático, subterrâneo, carnívoro, herbívoro, onívoro, solitário, social, entre outros), à região onde habitam, e outras características que os alunos acharem relevantes. O material coletado será usado na atividade seguinte.

Observação: Professor, repare nos tipos de animais que eles estão escolhendo. Caso estejam escolhendo apenas vertebrados, perguntem se alguns deles encontraram uma minhoca, uma borboleta, um mosquito, uma água-viva, etc., aproveite o momento para verificar se o conceito do que é um animal é claro para eles. O objetivo é fazer com que os alunos reconheçam invertebrados como animais também. Contudo, não insista para que eles procurem outros tipos de animal. Deixe que escolham à vontade.

Atividade 2: Professor, quando todos tiverem escolhido seus animais, divida a turma em grupos de cinco componentes. Peça-lhes que agrupem os animais de todos os integrantes de acordo com algum critério escolhido pelo grupo. Peça-lhes também que escrevam qual o critério utilizado para agrupar os animais. Os grupos podem fazer cartazes, que devem conter os animais já agrupados segundo o critério adotado pelo grupo. O cartaz pode ser feito no computador, com base em um editor de textos ou um programa de apresentações. Socialize com toda a turma os critérios utilizados pelos grupos, aproveitando para discutir que uma classificação é feita com base em critérios estabelecidos por alguém. Pergunte aos alunos se houve animais incluídos em grupos diferentes e por que.

Atividade 3: Proponha à turma que, em conjunto, todos escolham um conjunto de critérios (por exemplo, agrupamento em relação à presença ou n&at ilde;o de asas, ou agrupamento em relação à hora de atividade – diurno ou noturno – entre outros). Com isso, peça aos alunos para que, com base nesses critérios, classifiquem todos os animais escolhidos na primeira atividade. O objetivo é identificar características em comum e classificar os seres de acordo com elas, mesmo que os agrupamentos não correspondam aos táxons atualmente considerados.

Recursos Complementares

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_animais - lista com o nome de vários animais. Pode servir para orientar os alunos no início da pesquisa. Não recomenda-se o uso da Wikipédia por ser um recurso que pode ser modificado por qualquer pessoa. http://www.zoologico.sp.gov.br/index.asp - site do zoológico de São Paulo. Traz informações sobre diversos animais. Para achar as informações, clique na barra amarela que fica acima do corpo de texto do site. http://zoologicovirtual.com.br/ - apresenta informações sobre alguns animais, todos vertebrados. http://www.fzb.rs.gov.br/novidades/bichomes.htm - site que traz informações sobre alguns animais, todos vertebrados. http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/insetos.htm - apresenta informações sobre vários tipos de insetos. http://www.insecta.ufv.br/Entomologia/cult/artes/HPfotos/HPinsetos/insetos1.html - apresenta fotos de diversos insetos, porém sem informações sobre os animais.

Avaliação

Será feita com base no processo de construção de um grande painel de acordo com os critérios de classificação escolhidos pela turma, a qual aponta estes critérios para o devido agrupamento dos animais, e com base nos argumentos apresentados pelos alunos para incluir ou não um determinado animal em um dos



Reflexão : Achei muito interessante, pois procurou desenvolver a criatividade dos alunos durante as atividades, fazendo com que os alunos participem ativamente da aula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário